O que é um Cirurgião Plástico Facial?

O que é um Cirurgião Plástico Facial?

Definição

Um Cirurgião Plástico Facial é um médico especializado na realização de cirurgia plástica e reconstrutiva da face, cabeça e pescoço.

A aparência desempenha seu papel na vida da maioria das pessoas. Começamos o dia nos olhando no espelho. Para alguns, este momento pode provocar desconforto: seja por sinais de envelhecimento prematuro, por defeitos de nascença, deformidades causadas por acidentes, sequelas de cirurgias prévias ou mesmo decorrente de doenças. Muitas destas condições podem ser melhoradas cirurgicamente por um médico cirurgião plástico facial.

Treinamento Acadêmico

Geralmente o Cirurgião Plástico Facial é um médico especificamente treinado em Otorrinolaringologia, a especialidade cirúrgica responsável por cabeça e pescoço.

Além disso, sua formação inclui pós-graduação ou residência médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, e após, mais pós-graduação ou residência médica em Cirurgia Plástica Facial, concentrando-se na anatomia, fisiologia, patologia, bioquímica, e bacteriologia de todos os órgãos e estruturas da Cabeça e Pescoço. Ou seja, um forte foco na região anatômica a ser tratada.

Áreas de Atuação

As razões que levam um paciente a buscar a Cirurgia Plástica Facial são variadas: alguns sofrem desfigurações de nascença, como marcas, fenda palatina e deformidades faciais. Outros são vítimas de acidentes, queimaduras, doenças e tratamentos necessários para certas doenças. Muitos optam por mudar alguns dos sinais de envelhecimento precoce, ou a forma, ou o tamanho da característica facial, que os incomoda.
Um aspecto da Cirurgia Plástica Facial que não pode ser ignorado é o psicológico – as atitudes mentais e emocionais do paciente. Uma cirurgia pode ajudar a aumentar a confiança, já que muitas pessoas se sentem mais seguras quando se enxergam mais atraentes.

Cirurgiões Plásticos da Face podem, e são treinados para, executar qualquer uma das seguintes cirurgias (ou procedimentos):

1. Rinoplastia: cirurgia do nariz, onde as cartilagens e os ossos são remodelados e reconstruídos; excesso de osso ou cartilagem pode ser removido. O tempo de recuperação é de aproximadamente uma semana. Resultados: permanente.

2. Blefaroplastia: cirurgia das pálpebras onde a gordura e o excesso de pele, bolsas, rugas na área dos olhos são retirados. O tempo de recuperação é de aproximadamente uma semana. Resultados: pálpebras inferiores, permanente; pálpebras superiores, 10 anos.

3. Ritidoplastia (ou Lifting da Face): em cirurgia plástica, o excesso de pele é retirado e os músculos são apertados. O tempo de recuperação é de aproximadamente duas semanas. Resultados: 10-15 anos, dependendo do paciente. Há também a possibilidade de se realizar uma Ritidoplastia Modificada (ou mini-lifting), onde não há remoção de pele, mas apenas uma tração superior de todo o tecido da face com uma incisão mínima acima da orelha, e tempo de recuperação pela metade. Resultados: 5-10 anos.

4. Frontoplastia: a cirurgia para minimizar linhas e rugas da testa e elevar as sobrancelhas para reduzir o efeito do tempo. O tempo de recuperação é de cerca de 10 dias. Resultados: 10 anos.

5. Lipoaspiração do Pescoço: cirurgia abaixo do queixo para eliminar o “queixo duplo”, onde o excesso de gordura é removido. O tempo de recuperação é de aproximadamente uma semana. Resultados: geralmente permanente.

6. Mentoplastia (ou Genioplastia): cirurgia onde queixo retraído é aumentado com o próprio osso ou um implante, ou quando um queixo muito proeminente é reduzido. O tempo de recuperação é de cerca de uma semana. Resultados: permanente.

7. Otoplastia: cirurgia da orelha de abano onde as orelhas são “presas para trás” remodelando-se a cartilagem. O tempo de recuperação é de cerca de uma semana. Resultados: permanente.

8. Resurfacing (Descamação da Pele):

a. Resurfacing (Descamação da Pele) com LASER: remoção da camada superior da pele usando um laser, resultando em uma pele mais suave e menos enrugada. O tempo de recuperação é de cerca de 10 dias. Resultados: geralmente permanente.

b. Peeling Químico: remoção da camada exterior da pele com produtos químicos específicos. Recuperação: Dependendo da natureza do produto químico, 1-3 semanas. Resultados: geralmente permanente.

c. Dermoabrasão: abrasão da pele com uma escova metálica ou fraise de diamantes para remover a camada superior da pele, resultando em uma pele mais lisa, menos enrugada. O tempo de recuperação é de aproximadamente 10 dias. Resultado: em geral, permanente.

9.  Reconstrução Facial: cirurgia para reparar ou reconstruir as características faciais. Isto inclui a revisão da cicatriz, o reparo de fraturas, reparo de lacerações, marcas de nascença vasculares, lábio leporino e fenda palatina, malformações craniofaciais, cirurgia ortognática, retalhos livres e reconstruções pós-câncer, como a Reconstrução pós MOHS.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s