Rejuvenescimento Facial

Rejuvenescimento Facial

Tratamento das Rugas Faciais

O desenvolvimento gradual das rugas faciais, desde linhas finas superficiais, aos mais profundos vincos e dobras, é o sinal clássico do envelhecimento precoce. A aparência, em cada fase da vida, é determinada geneticamente, mas o envelhecimento e enrugamento da pele é acelerado pela exposição ao sol, tabagismo, má alimentação, saúde em geral ou doenças de pele, como acne grave. Rugas finas de superfície, que evoluem para vincos mais profundos ,relacionados com o movimento repetido dos músculos faciais, bem como o desenvolvimento eventual das pregas faciais, são mudanças óbvias, que combinadas, podem trair sua idade, e exibir uma imagem menos desejável.

Além disso, a persistência de algumas linhas faciais envolvidas nas expressões emocionais mais negativas, por exemplo, pode representar para os outros a aparência de preocupação, raiva, ansiedade ou tristeza. Muitas opções de tratamento estão disponíveis, para níveis diferentes de envelhecimento e de peles.

Independentemente da causa das rugas, vincos e dobras faciais, tratamentos seguros e eficazes para reduzir ou minimizar estes sinais estão disponíveis. Muitos são procedimentos minimamente invasivos, que geralmente podem ser realizados em um consultório, com um mínimo de afastamento. Alguns destes tratamentos são descritos a seguir.

A maior parte destes procedimentos envolve, ou injetar uma substância que faz relaxar os músculos da face que causam as rugas, ou preenchê-las com implantes temporários ou permanentes. Outras condições podem ser tratadas com peelings, tratamentos de luz intensa pulsada, Resurfacing a Laser (Descamação da Pele), Lifting ou Mini-lifting, que podem ser um pouco mais invasivas.

Novas técnicas e materiais para tratamento minimamente invasivo de linhas e rugas estão evoluindo rapidamente. Esta página cobre muitas das técnicas mais comuns, mas o Cirurgião Plástico Facial pode ter outros tratamentos além dos mencionados aqui.

Relaxantes Musculares

Toxina Botulínica tipo A

É uma proteína purificada e estéril produzida em laboratório a partir de bactérias Clostridium Botulinum. Quando injetada, a toxina liga-se às terminações nervosas que “enervam” o músculo e bloqueia os impulsos nervosos necessários para “fazer” o movimento muscular. Em consequência, há menos atividade muscular, e assim menos rugas ou linhas de expressão.

Os efeitos aparecem 2-7 dias após o tratamento. O efeito de suavização da pele ocorrido pela paralisação de músculos faciais pode, temporariamente, eliminar os vincos da pele causado pelos movimento destes músculos.

A toxina é mais comumente usada na glabela (entre as sobrançelhas), na Testa, e nos “pés de galinha”. Também pode, menos comumente, ser usada para algumas rugas finas ao redor dos lábios, e bandas no pescoço.

Tratamentos com toxina botulínica também podem oferecer benefícios estéticos complementares quando combinada com um procedimento de rejuvenescimento, como um Lifting, Frontoplastia, Blefaroplastia, Resurfacing a Laser (Descamação da Pele), ou Tratamento de Luz Pulsada.

Algumas rugas profundas podem exigir o uso da toxina do botulismo em conjunto com um dos preenchimentos de pele descritos abaixo.

A maioria dos médicos recomendam o retorno de seus pacientes em uma programação regular a cada 3 a 4 meses para impedir a renovação ou aprofundamento das linhas faciais.

Resultados duram tipicamente de 3 a 6 meses, embora alguns indivíduos possam ter uma duração do efeito mais curta, e mais raramente, poucos podem ter nenhum efeito.

As marcas comerciais mais comuns de Toxina Botulínica são BOTOX®, DYSPORT®, e PROSIGNE®.

Preenchimento injetável

É um implante de material, absorvível ou inabsorvível, tipicamente injetado na derme (a segunda camada da pele) ou apenas sob a pele (subcutânea).

Colágeno é uma proteína purificada formulada para a colocação segura em quase todas as áreas da face (incluindo os lábios, o sorriso e linhas de expressão e cicatrizes de acne) para preencher rugas finas, depressões e cicatrizes. Dois tipos de colágeno estão atualmente disponíveis: Colágeno Bovino – feito de proteína de gado e exige o teste de alergia antes do tratamento. Colágeno Humano – derivado de células humanas (produtos geneticamente modificados a partir de uma única linhagem de células humanas) e não exige o teste de alergia. O material usualmente vem misturado com um anestésico (lidocaína) na seringa.

A reabsorção do colágeno injetado resulta na necessidade de tratamentos repetidos. O grau de reabsorção varia entre os pacientes e mesmo entre os lados tratados em um mesmo indivíduo. Resultados duram tipicamente 3-6 meses no rosto.

O ácido hialurónico é usado geralmente nos mesmos locais que o colágeno. Pode ser artificial, produzido em o laboratório, ou produtos derivados de animais, dependendo da marca. O ácido hialurônico é um açúcar natural, ou polissacarídeo, que é encontrado normalmente na pele. Como o colágeno, é injetado na pele como um enchimento cosmético. A diferença é que ela pode durar entre seis e nove meses (cerca de três meses a mais do que os produtos de colágeno). Ao contrário dos produtos de colágeno, no entanto, não é misturado com anestético local e pode exigir um anestésico antes da aplicação.

O Implante de Gordura envolve uma técnica de extração de sua própria gordura de outras partes de seu corpo e, em seguida, implementá-la sob a pele em áreas como as maçãs do rosto, a bochecha, lábios e a transição lábios-bochechas (“bigode chinês”). Pode durar até dois anos ou mais, dependendo da técnica, e pode ser realizado sob anestesia local no consultório para pequenas áreas, ou em centro cirúrgico para regiões mais extensas.

Hidroxiapatita de Cálcio é uma substância natural, componente básico dos ossos e dentes. É injetado sob a pele. Especialmente bom para encher sulcos da bochecha, lábio (os sulcos profundos entre as bochechas e o lábio superior, ou “bigode chinês”) e as linhas profundas ao redor e abaixo dos cantos da boca (“linhas de marionete”). Também é muito útil para preencher depressões profundas, como cicatrizes de acne. O material é composto por minúsculas esferas, ou microesferas de hidroxiapatita de cálcio na forma de gel. Pode durar dois ou três anos e é muito bem tolerada. Alguns pacientes preferem um anestésico local antes da injeção, mas muitos não requerem nada.

Materiais Implantados

Implante Humano Dérmico é colhido a partir da malha de fibras colágenas (sem células vivas) em cadáveres, e tem sido muito utilizado para a reconstrução de defeitos do tecido. Muitas vezes, é colocado sob vincos da testa, ou nas pregas entre bochechas e lábios (“bigode chinês”). Ele mantém a maioria de seu efeito de correção de volumes por até dois anos. Não pode ser implantado no consultório com um anestésico local.

ePTFE é essencialmente um polímero biocompatível único. É um implante permanente, sintético, que pode ser usado na testa, bochecha, lábios, sulcos entre bochechas e lábios (“bigode chinês”) para produzir aumento de volume. Também pode ser implantado no consultório com um anestésico local.

Selecionando um tratamento específico

As expectativas devem ser realistas.

Enquanto a expectativa para a remoção completa e permanente de todas as rugas faciais pode ser o ideal, não é realista. Os padrões e a severidade das rugas faciais, as dobras e vincos variam significativamente entre os indivíduos, e o tratamento adequado para a melhoria das suas preocupações específicas devem ser adaptadas para satisfazer seus desejos.

O tratamento de muitas rugas faciais pode requerer vários tratamentos ou vários tipos de tratamento ao mesmo tempo. O Cirurgião Plástico Facial analisará o rosto e oferecerá um programa de tratamento mais adequado para atingir uma melhoria – não a perfeição.

O entendimento e acordo entre paciente e cirurgião sobre a melhor forma de gerenciar os interesses é fundamental para o sucesso do tratamento global.

O que esperar após o tratamento?

Em comparação com o típico procedimento estético cirúrgico, o tempo de consultório para estes procedimentos, e posterior recuperação, até um retorno a uma vida social normal, são relativamente curtos.

Um tratamento com toxina botulínica normalmente leva de 5 a 15 minutos para executar, e a maioria dos pacientes volta imediatamente para casa ou trabalho. Irritação local ou vermelhidão, hematomas ou inchaço no local da injeção são os efeitos colaterais mais comumente observados, que normalmente diminuem em algumas horas com a ajuda de compressa fria. Da mesma forma, o tratamento de preenchimento injetável pode ser realizado dentro de 15 a 30 minutos, com efeitos colaterais similares, exceto as contusões, quando ocorrem, podendo durar cerca de 1 a 10 dias. Pode ocorrer alguma irritação ou equimose (popularmente chamada de hematoma) no local da injeção, mas geralmente podem ser mascarados com maquiagem.

Implantes de ePTFE ou Derme Humana normalmente levam de uma a duas horas para serem feitas, dependendo do número e extensão dos locais de tratamento. Algumas pequenas suturas são usadas, às vezes, para fechar algumas incisões nos locais de inserção. Inchaço e vermelhidão podem acompanhar esses procedimentos, e eles exigem um anestésico local.

Com a ajuda de compressas de gelo, o possível inchaço desaparece dentro de um ou dois dias, mas alguns pequenos focos de inchaço e irritação podem durar várias semanas. O desconforto pós-operatório pode ser leve a moderado.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s