Acne

Por se tratar de um problema de saúde relativamente benigno, a acne pode causar um estrago emocional e psicológico devastador!

Acne vulgaris é o nome científico para a doença mais comum em qualquer consultório dermatológico, e o problema estético mais frequente entre jovens — e alguns não tão jovens.

A acne é caracterizada por lesões de pele, ora obstrutivas (comedão aberto, comedão fechad0), e ora inflamatórias (pápulas, pústulas, nódulos). Ela pode acometer quase qualquer região da pele, porém é mais comum no rosto, tórax, e dorso.

O que causa a acne?

Muitos são os mitos e as crendices em torno da acne. As causas da acne são razoavelmente bem compreendidas, embora haja ainda muito que se descobrir em termos de fatores de agravamento. A acne se desenvolve a partir de um processo de uma infeliz confluência de quatro fatores concomitantes: Aumento na produção sebácea normal, hiperproliferação do revestimento do folículo sebáceo, irritação e proliferação da bactéria Propionobacterium acnes, e um processo inflamatório fisiológico.

Ainda não se encontrou “cura” para a acne, e tampouco há consenso sobre um tratamento æ “ideal”. Não obstante, há diversas boas opções, e os tratamentos podem ser individualizados caso a caso: usualmente envolvendo antibióticos sistêmicos (orais) ou tópicos (creme ou pomada), retinóides sistêmicos ou tópicos, e peróxido de benzoíla tópica.

Há também cuidados específicos para tratamento e para profilaxia (prevenção), e ainda considerações dietéticas, algumas mais e outras menos importantes, que podem afetar a acne.

Mas tudo isso debulharemos em detalhes em postagens futuras.

Será que chocolate piora a acne?

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s